sexta-feira, 11 de maio de 2012

E ontem a novidade foi...

Adolescente 1 está farto de tantas regras e proibições!!!!!

Chegou a casa a disparatar com tudo e com todos, diz que explodiu depois destes meses todos a exigirem-lhe que estude, que pense na vida futura dele, que não jogue tanto no computador, que se esforce mais para vencer as dificuldades, etc, etc… Enfim… isto é muita pressão para um adolescente!

Mas… porque é que os pais são assim? Talvez porque:
- os pais se preocupam;
- porque os pais vêem as notícias todos os dias e sabem das dificuldades em que opais se encontra e principalmente os jovens licenciados sem perspectiva de emprego na sua área ou nem isso;
- os pais só pensam no melhor para os filhos;
- os pais… enfim… amam os filhos!

Sim, porque a pressão também é uma forma de amor!

Acredito que nenhum pai consiga observar um filho a sair do caminho, dito correcto, e a encaminhar-se para uma vida de facilitismo, do “deixa andar que amanhã é outro dia”, do “deixa-me jogar mais 2 horas” num dia anterior a um teste, etc. Não acredito que haja pais assim!  Ou então há! Mas cá em casa não somos assim!

Como é que um pai recebe esta notícia de um filho de 17 anos, prestes a fazer 18?

No meu caso com silêncio… no caso do pai, com um longo discurso sobre as vantagens de tirar um curso superior. Notem… nenhum de nós os dois tem um curso superior mas temos consciência da dificuldade da vida adulta sem o ter. Até com curso superior, vemos todos os dias nas notícias, o desemprego de jovens qualificados a aumentar. E o meu filho, a quem tudo cai de mão beijada, quem nunca teve de procurar trabalho nas férias, a quem nunca faltou umas calças ou ténis sempre que precisou, vem agora dizer que “se calhar” não quer ir para a Universidade!

Às vezes tenho a sensação que começamos a perdê-lo. Se tem liberdade a mais, faz o que lhe apetece (jogos no computador); se o controlamos mais, há uma espécie de “revolução”.

Hoje foi-lhe proposto que seja ele a programar o tempo de estudo e o tempo de jogo.

Final da noite: já depois de ir apanhar ar, resolvi perguntar-lhe, afinal, o que é que ele pensa fazer da sua vida. Disse-me que sempre quer tirar um curso superior e vai esforçar-se para isso mas… com as suas próprias regras de estudo vs diversão!

Acedemos!
E agora esperamos!

Marju

1 comentário:

  1. é realmente importante que passem a informação e o ajudem a fazer a melhor decisão para a sua vida futura.....uiuiaiai que eu para lá caminho, mas ainda faltam uns aninhos...vou tirando ideias destes testemunhos...

    ResponderEliminar